Óleo de Cozinha Usado. Por que reciclar?

Você sabia que óleo de cozinha quando descartado de forma incorreta causa diversos impactos negativos ao meio ambiente?
O descarte pela pia, por exemplo, permite que o óleo chegue aos copos de água contaminando e degradando todos os locais por onde passa.

Primeiro, o óleo de cozinha entope os encanamentos residenciais. O óleo gruda nas paredes das tubulações que passam a reter restos de alimentos ocasionando o entupimento. Além desse transtorno, o alimento acumulado nas tubulações atrai ratos e baratas para o estabelecimento. Em seguida, este óleo chega à rede publica de esgoto causando entupimentos em maiores proporções e gerando ainda mais transtornos e proliferação de vetores.

oleos2Nos rios, o óleo forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem da luz do sol comprometendo o oxigênio existente e causando a morte dos peixes e da vegetação aquática.

Isso tudo deixa de acontecer assim que este óleo é encaminhado para o Instituto Triângulo e é transformado em um novo produto, sabão ecológico biodegradável, que se decompõe naturalmente e com maior facilidade por ter origem orgânica.

Como armazenar o óleo vegetal usado?

Para guardar este óleo depois de usado é simples:

• Espere o óleo esfriar na panela;
• Com a ajuda de um funil, despeje o óleo diretamente em uma garrafa PET ( as populares garrafas de refrigerantes);
• Em seguida feche a garrafa PET com a tampa, assim não será exalado qualquer tipo de odor e a garrafa poderá ser guardada em qualquer local da cozinha sem atrair insetos, ratos ou baratas;
• Com guardanapo de papel, limpe a panela e o funil e faça o mesmo procedimento com funil e coloque o papel no lixo orgânico;
• Quando a garrafa PET estiver cheia, leve para o Ponto de Troca mais perto de sua casa. O Colégio Happy Day, Unidade Progresso é um ponto de troca.

oleos

Por que a garrafa PET?

Em caso de acidente, como quedas, por exemplo, a garrafa PET é mais resistente. A tampa com rosca evita que o cheiro do óleo exale pela casa. Além disso, a garrafa PET também pode ser reciclada quando encaminhada para o Instituto Triângulo.

Fonte: Instituto Triângulo