LIXO, Todos produzem, todos cuidam

Temos um novo desafio com o destino do lixo. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, já em vigor, estabelece a responsabilidade de todos por tudo que consumimos e descartamos. Isso quer dizer que as empresas terão de fabricar produtos que deixem menos resíduos e que sejam mais recicláveis. O consumidor está proibido de queimar lixo a céu aberto ou jogá-lo em ruas, praias e rios. E, no caso de alguns produtos, será preciso devolvê-los ao fabricante, para que ele os recicle.

Na hora de separar o lixo

Materiais que não são recicláveis ou reciclados.Lixo úmido e Lixo seco

Computadores e outros eletrônicos

Computadores encostados em casa podem ser doados a empresas e projetos que recuperam e doam esses equipamentos para escolas. Material sem recuperação segue para a reciclagem.

reciclagem-sustentabilidade-consumo-consciente-lixo-eletrônico

Lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, um metal pesado, e por isso devem ser enviadas para reciclagem específica. As incandescentes, halógenas e de sódio de baixa pressão podem ser recicladas normalmente, mesmo quebradas.

plastico-no-marPlástico no mar

O problema das sacolas plásticas é que cerca de 0,5% delas acaba em rios, lagos e oceanos. Parece pouco, mas são quase 90 milhões de sacolinhas ao ano que chegam aos mares do mundo, muitas vezes em forma de fragmentos. Além de formar uma fina camada de plástico na água, são ingeridos por animais marinhos, que acabam morrendo.

 

SACOLAS-BIODEGRADAVEISSacolas biodegradáveis e oxibiodegradáveis são alternativas às de plástico comum. Prefira as primeiras, feitas à base de vegetais, como batata e mandioca, que podem ser descartadas com o lixo orgânico. As oxibiodegradáveis se fragmentam em pequenos pedaços, mas não há comprovação de que desapareçam totalmente do ambiente.

ecobagVocê tem SACOLAS retornáveis em excesso em casa? Deixe algumas no carro, na bolsa ou no trabalho. Assim, você não tem aquela “desculpa” de ter esquecido de trazer sua ecobag.

squeezwLEVE SUA própria CANECA, squeeze ou garrafa térmica de casa. Assim, você ajuda a evitar que copos de plástico e garrafinhas PET se acumulem no local de trabalho e na academia.

 

rico20sustentabilidadeFonte: Planeta Sustentável